Natura Morta: Fazendo Música Eletrônica Com Frutas

Não, a Natura não faliu.

Quando você pensa em fazer música usando frutas, o que vem na sua cabeça? Assim de cara, provavelmente bater duas cascas de cocos para fazer o som de um cavalo galopando, ou se você curte música clássica oriental talvez aqueles instrumentos tradicionais tailandeses feitos de casca de coco. Temos um padrão aí. Cocos. Mas existem outras maneiras de fazer sons com frutas que não envolvem bater elas umas nas outras, ou furar uma cenoura.

O coletivo de arte Quiet Ensemble de Roma—que já fez experimentos como um concerto formado por 12 passarinhos em gaiolas e uma apresentação de música clássica que misturava Bach com sons corporais—descobriu um jeito de fazer música eletrônica a partir de uma humilde banana e seus amigos, maçã, laranja, limão, kiwi, melancia e abacaxi na obra Natura Morta.

Com a ajuda de Alexa Praga e do programador Marco Cinquegrana, a performance dadaísta funciona canalizando a energia elétrica contida nesses frutos (quem diria) e a usando para produzir sons. Pode parecer magia negra, mas não é. É  ciência, como o Quiet Ensemble explica em seu site:

”Natura Morta” é um concerto onde os únicos instrumentos usando são frutas de verdade. Vamos tocar apenas com a microvoltagem/força elétrica contida nelas. Cada fruta contém ácido que  produz tensão elétrica. Usando uma técnica especial, podemos aumentar a frequência fazendo o inaudível audível, o som da energia vital da natureza.

Os frutos são cultivados em plataformas de madeira, colocados sobre um prato de acrílico transparente iluminado por baixo. Cada vez que uma fruta tocar, sua base vai se acender, manchando o espaço ao redor, fazendo assim uma apresentação mutável e dinâmica. Cada plataforma é na verdade um controlador midi com potenciômetros respectivos que permitem modular cada resultado das ondas sonoras em parâmetros como volume, altura ou loops para tornar o show mais acessível, criando ritmos e sons de um concerto de música ao vivo. Cada fruta produz frequências diferentes que serão acentuadas com uma grande projeção de vídeo visível atrás dos artistas.

Você pode ouvir o som produzidos pelas frutas, que parece um dark techno-trance, abaixo.

http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F38776908&show_artwork=true

http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F22211134&show_artwork=true

Vi aqui

Anúncios

5 comentários

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s