A MTV e seus 30 anos

Há 30 anos atrás não existia Youtube. Vimeo ou outras redes de compartilhamento de vídeo, também não existiam. Sequer existia a idéia.

Mas existia a Music Television. Mais conhecida como MTV.

A idéia revolucionária de canções traduzidas em imagens, foi um marco na história da música mundial.

E na frente de tudo isso, apresentadores jovens e cheio de atitude, serviu de inspiração para muitos jovens. Quem nunca sonhou em ser Vj? Nos anos 90, ser Vj, significava ser paquita nos anos 80.

Lembro-me do primeiro vídeo que assisti na MTV. Sempre ouvia falar em MTV e me encantava a idéia de clipes musicais, mesmo sem nunca ter assistido qualquer um.

Nos anos 90, a minha geração queria assistir Confissões de Adolescente, TV Colosso e a Família Dinossauro. Eu queria a MTV. E em um passeio na casa dos meus tios, me colocaram na frente da tv enquanto conversavam na cozinha. E foi então que conheci o mundo mágico da MTV…

Lembro de ver, Madonna correndo e caindo no chão, enquanto o coral entoava os versos de ”Like a Prayer”. Justamente, um dos clipes mais polêmicos da história da MTV, foi o primeiro clipe que vi na vida. E até hoje não vi um melhor do que ele.

E depois disso, a minha obsessão pela MTV só cresceu, chegando ao ponto de visitar meus amigos mais endinheirados apenas para assistir a Astrid, Cuca, Cazé, Thunderbird e Soninha apresentarem os vídeos. Essa obsessão foi tão grande que em 1998, eu ganhei de aniversário uma assinatura de tv a cabo. Apenas para assistir a MTV.

Pude assistir, as apresentações mais memoráveis de toda a história do VMA, como N´Sync e Michael Jackson dançando juntos na época que Justin Timberlake achava que poderia ser algo considerável dentro da história do pop, Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera fazendo um Ménage à trois no palco ao som de ”Hollywood” e ”Like a Virgin” e nos dias de hoje, Beyonce e suas 465821646545612541 mulheres dançando ”Single Ladies”. E claro: Kanye West ”atacando” Taylor Swift…

 

E claro, não poderia me esquecer do finado ”AMP”. O único programa da MTV dedicado à música eletrônica. Algo que a MTV deveria resgatar.

Faço essa homenagem(atrasada), pois a MTV foi responsável e foi influência por muita coisa boa dentro do cenário musical desde sua primeira transmissão.

E infelizmente nos dias de hoje, é responsável por muita porcaria que existe por aí também. Mas mesmo assim não perde seu valor.

A MTV tem um história que foi responsável pela minha história. A minha história de vida.

E pela sua também.

Você querendo ou não.

6 comentários

  1. Fiquei emocionado parabens aline mourad eu gosto muito do seu blog e depois desse poste da mtv fiquei mais fa do seu trabalho entro aqui todos os dias e sempre encontro uma piada e tals, mas hj eu dei de cara com esse poste que ficou sensaciinal meus parabens e sucesso e com certeza estarei na festa do blog porque curto muito seu trabalho e eh serio achei que ninguem ia lembrar do michael e nsync entao so quem viu mesmo sabe do qyue vc esta falando parabens moxaaaa

Fala aí

